Foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária em 25/03/2019, a primeira medicação especifica para o tratamento preventivo da Enxaqueca, produzida pela Novartis. Com o nome comercial PASURTA, consiste na classe de medicamentos com anticorpos monoclonais, que agem inativando os receptores do neuropeptídeo vasoativo inflamatório CGRP (Da sigla do nome inglês: calcitonin-gene related peptide), que é produzido de forma exacerbada nos vasos cerebrais e terminações do nervo trigêmio de pessoas com enxaqueca.

Essa medicação ja foi aprovada nos EUA e Europa, e é o resultado de mais de 30 anos de estudos nos mecanismos causadores da enxaqueca, iniciados pelos Dr.Lars Edvinsson (Suécia) e Dr.Peter J Goadsby (Austrália).

É um marco no tratamento dessa doença neurológica que afeta 1 bilhão de pessoas no mundo, 30 milhões no Brasil, assim como na compreensão dos seus mecanismos fisiopatológicos.

O Centro Especializado no Tratamento de Enxaqueca recebe a notícia com entusiasmo e cautela, visto que ainda há muitas etapas até comercialização e acesso, dado ao alto custo previsto.

Foto: Mecanismos do CGRP na causa da enxaqueca e ação dos monoclonais anti-CGRP.